Moradores e amigos Zelando pelo bem do Parque

by

         
  

             Parar um tempo na grande metrópole, respirar ar puro e não pensar nos problemas está cada vez mais difícil, o que aumenta o numero de estresse, causado: Pela ansiedade, desgaste físico e depressão. Ao mesmo tempo provoca outras doenças como a hipertensão, segundo Pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2003, 52,6 milhões de brasileiros sofrem de doenças crônicas, hipertensão está entre elas, por isso, a prática de exercícios e caminhada são essenciais na vida do paulistano, portanto, vale uma pena conhecer o Parque das árvores. 

   Numa grande metrópole, como São Paulo, onde muitos preferem os grandes luzeiros do shopping há ainda quem prefira um parque com área verde. Localizado na Zona Sul, próximo a Avenida. Teotônio Vilela e ao Colégio Cidade Canção, entre a Avenida Arvoreiro e Avenida Orvalho do Sol está o parque das árvores, a valorização do meio ambiente segundo os moradores é o que faz merecido estar entre avenidas com tais nomes. Moradores que até tem um site para o local, chamado SAMPA (Sociedade Amigos e Moradores do Parque das Arvores).    

O SAMPA é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a melhora do ambiente para os moradores e visitantes, seu site é http://sampa-sp.tripod.com/index.html, uma das melhoras que buscam é a reforma da quadra, a segurança, reforma do praygroud, das ruas e pistas para caminhada.   

Segue fotos tiradas do próprio site:

  

  

 

Um pedaço da natureza no meio da selva de pedra

 Mas o parque das árvores, que é também o nome do bairro, já melhorou muito de um tempo pra cá. Se antes era apenas uma grande área verde, hoje já tem uma quadra e local para ginástica, o playground para as crianças ainda precisa de uma reforma. No entanto, o parque já era movimentado e visitado antes, seu publico maior são senhoras e senhores e pessoas que fazem caminhada e ginástica, mas há também jovens e casais de namorados.   

   O parque é rodeado por árvores, diferente da Praça Franklin Roosevelt, no centro, valorizada pelos teatros de preço acessível que ficam ao redor. Se de uma lado podemos encontrar uma praça como Roosevelt, com um projeto em andamento de reforma pelo governo, do outro lado temos o parque das árvores onde os próprios moradores se juntam para conseguir melhorias.  

  

 

Um dos projetos do SAMPA é a melhoria da quadra

  O bairro é composto por apartamentos de um lado e casas do outro, João Carlos de Souza morador desde 1985 afirma que é um lugar ótimo de morar, pois não tem tanto barulho de carros, conta também que antigamente jogava bola na quadra do parque, mas agora quase não o frequenta “o pessoal usa muito o parque, mas muitas vezes é gente de fora, não necessariamente da residência” conta.

Na grama próximo uma lixeira estava escrito ‘faça grande as pequenas coisas que você faz “, de fato, e quase não se encontra  lixo no chão, o que mostra o quanto ele é valorizado por seus habitantes. No local de exercicios, na parte da manhã, se encontra senhores e senhoras, mas também tem crianças e jovens.

    

    O jovem professor chega mais cedo, se prepara, faz alongamento, em seguida seus alunos aparecem e ele começa a guiá-los na ioga, palavra originada da índia que pode ter diversos significados de acordo com cada religião e região, como controlar, jungir ou unir. Há certa tranquiliade e calma em cada movimento, algumas pessoas chegam depois e se juntam na quadra com o jovem professor e seus alunos já com uma certa idade. 

  

 

A caminhada é muito praticada ao redor do parque

  

 Curiosidades:
  •  A entidade SAMPA existe desde 1993, e tem um histórico de diversas ações em prol do bairro;
  •  Em agosto de 2003 elegeram uma direção para o projeto;
  • Um dos projetos do SAMPA para o bairro é a criação do Bolsão Residencial no Parque das árvores que tem como objetivo evitar o tráfego irregular no local e dar segurança para os moradores;

      

 

 

Etiquetas: , , , ,

Uma resposta to “Moradores e amigos Zelando pelo bem do Parque”

  1. Analina Arouche Says:

    Uhuuuul!!! Fiquei sabendo que cinco vezes por semana tem algo que faz muito bem também! Grande Ministro da Saúde!!! BjOO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: